loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 08/01/2026 | Ano | Nº 6135
Maceió, AL
26° Tempo
Home > Economia

Verão Massayó

Festival em Maceió impulsiona setor de bares e restaurantes

Abrasel em Alagoas diz que é esperado aumento significativo no fluxo de clientes antes e depois das apresentações musicais

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Música, dança e calor típico do verão marcam os dias de evento
Música, dança e calor típico do verão marcam os dias de evento | Foto: Ascom PMM

O Verão Massayó está cada vez mais próximo, e traz consigo não apenas uma extensa programação de entretenimento, mas também oportunidades para os comerciantes e o aquecimento da economia local. O festival acontece nos dias 9, 10, 11, 16, 17 e 18 de janeiro, reunindo artistas locais, regionais e nacionais. A expectativa, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel-al), é de aumento no fluxo de clientes, especialmente nos setores de alimentos e bebidas.

Muita música, dança e o calor típico do verão marcam os dias de evento. Após a maratona de shows, o público busca água gelada e refeições reforçadas, o que eleva a expectativa de bares e restaurantes por um aumento no faturamento durante o período do festival.

Com a alta temporada ainda em vigor, além do público alagoano, figurinha marcada pela presença nos shows de início de ano, os turistas também têm papel fundamental na movimentação econômica.

De acordo com Marcus Mariah, presidente da Abrasel em Alagoas, é esperado um aumento significativo no fluxo de clientes antes e depois das apresentações, refletindo diretamente no faturamento dos estabelecimentos.

“Vivemos um momento de crescimento turístico aqui na capital, e também estamos na alta temporada. Um evento desse porte potencializa os efeitos que o turismo já tem. Sem dúvidas, isso impacta o faturamento de bares e restaurantes, principalmente os mais voltados para o público turístico”, afirma Marcus.

Além do setor alimentício, depósitos de bebidas também devem ser beneficiados, sobretudo nos momentos que antecedem o início dos shows. Segundo a Abrasel, a percepção é de que muitos frequentadores optam por se reunir previamente em bares e restaurantes, em um movimento de “esquenta”, o que tende a impulsionar, principalmente, o consumo de bebidas.

Devido a localização do festival, a tendência é que o aumento da clientela seja focado na região litorânea, favorecendo os restaurantes localizados próximo à orla, principalmente do Jaraguá. No entanto, depósitos de bebidas de todas as regiões devem notar alguma diferença positiva no consumo nos dias anteriores e durante os shows.

Para atender à demanda, que já vinha em crescimento devido à alta temporada, período marcado por férias escolares e recesso de trabalho, bares, restaurantes e outros setores de consumo e serviços aumentaram a contratação de funcionários, buscando garantir maior agilidade e qualidade no atendimento.

“Isso reflete diretamente na mão de obra, já que o setor vem contratando desde outubro para a alta temporada. Como o festival também integra esse período, ele potencializa ainda mais o fluxo de consumidores e, consequentemente, a necessidade de trabalhadores”, destaca Marcus.

Apesar do cenário positivo, o presidente da associação ressalta que a mão de obra segue como o principal desafio do setor. Com o grande volume de turistas que visitam Maceió durante a alta temporada, manter um quadro completo de funcionários para atender à demanda com rapidez, eficiência e qualidade ainda é um obstáculo.

“O maior desafio, sem dúvidas, é a mão de obra. Ter equipes completas para atender com qualidade e excelência a todos esses turistas que chegam à cidade tem sido o principal gargalo do setor”, conclui.

*Estagiário sob supervisão.

Relacionadas