loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 06/01/2026 | Ano | Nº 6133
Maceió, AL
24° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

ARTICULAÇÃO

Acertos com o Planalto deixam feridas que partido precisará curar para 2026

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

NOVOS JUÍZES

A Escola Superior da Magistratura de Alagoas iniciou ontem ao Curso de Formação Inicial para os 14 novos juízes substitutos empossados pelo Tribunal de Justiça de Alagoas em dezembro. A aula inaugural, conduzida pelo diretor-geral da instituição, desembargador Fernando Tourinho, marca o começo de uma jornada de preparação.

Preterido pelo próprio Partido dos Trabalhadores para disputar uma vaga no Senado da República, como desejava, o deputado Paulão é candidatíssimo à reeleição e deve contar com o apoio do PT, embora tenha perdido o diretório regional para Ronaldo Medeiros.

Aliados de Paulão confidenciaram nos últimos dias que a disputa pelo diretório regional do partido são águas passadas e que o objetivo da agremiação é manter a vaga de Paulão na Câmara Federal.

MÁGOAS

Mesmo que a recomendação para que não disputasse o Senado tenha vindo de Brasília, em acertos políticos feitos com a participação do Palácio do Planalto, ficaram mágoas nesse processo, que deverão ser superadas no decorrer deste ano para não prejudicar o partido na manutenção de uma vaga em Brasília.

REDUTOS GARANTIDOS

Como o deputado Paulão manteve, nesses últimos anos, um relacionamento político com inúmeras lideranças do interior, a exemplo de Arapiraca, os aliados acreditam que a parada é difícil, mas existem amplas possibilidades de o deputado ser reeleito.

AJUDA

Sob condição de anonimato, um assessor petista garantiu que o deputado vai receber ajuda pessoal do Presidente Lula, para que a campanha em Alagoas não seja desigual e não prejudique o Partido dos Trabalhadores.

AINDA DÁ TEMPO

O Procon e alguns outros órgãos de fiscalização sobre abusos nos preços de alimentação, cadeiras e mesas locadas – que privatizam uma boa parte das praias da Grande Maceió – ainda têm tempo de dar um basta a alguns empresários gananciosos. Os preços abusivos têm afastado nativos e turistas das praias.

SEM CONTROLE

A farra de preços extorsivos impera em toda a orla marítima, do litoral Sul ao litoral Norte. A continuar assim, sem fiscalização, municípios turísticos e o próprio Estado perdem na arrecadação de impostos, o que é prejudicial à geração de emprego e renda.

SEM SURPRESA

Mesmo com as constantes ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ninguém esperava, pelo menos por enquanto, uma ofensiva militar e a captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, na manhã do último sábado. Subestimar as ações do governo americano contra ditaduras parece não ter sido uma boa ideia.

INACEITÁVEL

Em um período de descanso no Rio de Janeiro, o Presidente Lula reagiu rapidamente e disse que a invasão ao território venezuelano e a captura de Nicolás Maduro “são inaceitáveis”. No próprio sábado, foi feita uma reunião de emergência dos órgãos de segurança nacional para uma avaliação da situação. Em Alagoas, políticos dos mais diferentes partidos divergiram sobre a ação dos EUA na Venezuela. Enquanto o senador Renan Calheiros condenou a invasão junto com Paulão, do PT, os deputados federais Alfredo Gaspar e Fábio Costa, pelas redes sociais, aplaudiram a iniciativa.

Relacionadas