loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 05/01/2026 | Ano | Nº 6132
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Política

Ministério Público

MPAL define lista tríplice para escolha do novo procurador-geral de Justiça

Lean Araújo foi o mais votado, seguido de Maurício Pitta e Isaac Sandes; escolha caberá ao Governador

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Maurício Pitta, Lean Araújo e Isaac Sandes compõem a lista tríplice a ser enviada ao Governador
Maurício Pitta, Lean Araújo e Isaac Sandes compõem a lista tríplice a ser enviada ao Governador | Foto: Ascom MPAL

Os procuradores de Justiça Lean Araújo, Maurício Pitta e Isaac Sandes vão compor a lista tríplice para o cargo de procurador-geral do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL). A votação foi realizada ontem, de forma presencial, na sede da instituição, em Maceió.

A apuração começou após o encerramento da votação, às 17h, e o resultado foi divulgado pela comissão eleitoral designada pelo Colégio de Procuradores de Justiça. Ao todo, 131 promotores e procuradores de Justiça participaram do pleito.

Seis candidatos concorreram. Lean Araújo foi o mais votado, com 111 votos. Maurício Pitta ficou em segundo lugar, com 94 votos, seguido por Isaac Sandes Dias, que obteve 90 votos e completou a lista tríplice. Flávio Costa recebeu 33 votos, Rodrigo Soares teve 32 e Leonardo Novaes somou 22 votos.

Com a definição da lista, os três nomes serão encaminhados ao Governador Paulo Dantas, a quem cabe escolher o novo procurador-geral de Justiça para o biênio 2026/2027. A posse está prevista para o fim de abril de 2026.

A condução do processo ficou a cargo de comissão presidida pelo procurador-geral de Justiça em exercício, Walber Valente de Lima, com a participação dos promotores Luciano Romero, Carlos Simões e Humberto Bulhões. As regras e etapas da eleição foram publicadas previamente no Diário Oficial do MPAL, em edição de 5 de dezembro.

“Foi uma eleição tranquila, acompanhada de perto, durante todo o dia, pelos seis candidatos. Ao final, o colégio eleitoral decidiu quem irá compor a lista”, destacou Lima. “Agora, a comissão eleitoral constituída para comandar esse processo vai publicar o resultado em Diário Oficial para, em seguida, enviá-lo ao governador do Estado, que decidirá quem comandará os destinos do nosso Ministério Público”.

Relacionadas